Título : Estrada Sem Fim - um diário dos primeiros 60.000 km de moto. (2016)
Autor : Luiz Felipe Borges
Editora: Saluz
Contato: cuturneiros@yahoo.com.br
Website: www.cuturneiros.com
"Estrada Sem Fim reúne uma coleção de relatos em viagens de moto pelo Brasil e países como o Uruguai, Argentina, Chile e Peru.
Durante 10 anos e aproximadamente 60 mil quilômetros de estradas, em períodos distintos, o autor descreve, na forma de um despretensioso diário, todas as suas impressões pessoais vivenciadas no dia-a-dia de uma viagem de moto. Também são compartilhadas informações de roteiros, atrações turísticas, condições de estradas, distâncias, hospedagem, alimentação, trâmites de imigração e outras dicas fundamentais para quem, um dia, pretender trilhar os mesmos caminhos. Aos que já percorreram estes, fica a avaliação sob um diferente ponto de vista.
Embarque nesta viagem!"

Texto retirado do livro Estrada Sem Fim .



Título : Ao Alaska de Moto - Fragmentos de uma viagem (2018)
Autor : Daltro Jacques de Oliveira
Editora: Produção independente do autor
Contato: daltro0910@gmail.com
"Para sonhar, é preciso dormir. Para realizar teus sonhos, é preciso acordar
Foi isso o que fizemos: primeiro o planejamento e depois a execução dele, mesmo sabendo que nem tudo sairia conforme o planejado. Com uma boa dose de coragem e muita falta de juízo, saímos com a concentração voltada para o sucesso da longa viagem e com a ideia de não cometer erros nos próximos 73 dias e 25.000 quilômetros que estariam por vir."

Fonte: livro Ao Alaska de Moto.



Título : Viagem de Moto pelos Caminhos do Himalaia.(2018)
Autor : Rômulo Provetti
Contato/aquisição : www.romuloprovetti.com
Edição do Autor
"Viagem de moto pelos caminhos do Himalaia é a narrativa de uma viagem realizada pelos motociclistas mineiros Rômulo Provetti e Rafael Barata pelo norte da Índia, na divisa com o Tibete e o Paquistão, onde estão algumas das estradas mais altas e perigosas do mundo.
Com detalhes minuciosos de todo o processo de preparação da viagem, desde a concepção da ideia, reserva das passagens aéreas, aluguel das motos e os acontecimentos na estrada, o livro mostra também como a dupla conseguiu fazer uma viagem com apenas 2 mil dólares para cobrir todas as despesas necessárias para realizar sua aventura pelo "Topo do Mundo".
Uma história envolvente, que não deixa o leitor parar até chegar ao final, Pelos caminhos do Himalaia leva o leitor nas garupas das motos que a dupla utilizou para percorrer as estradas do "topo do mundo" e é ilustrado por mais de uma centena de fotos incríveis registradas pelas lentes da câmera do Rômulo Provetti."
"Se uma pessoa está aberta a olhar, ouvir e aprender e tem a oportunidade de conhecer lugares e culturas diferentes, encontrar e interagir com as pessoas dos diversos destinos e entender o seu modo de ver as coisas, terá uma experiência enriquecedora durante uma viagem. O contato com outras realidades nos estimula a acreditar que a essência do ser humano é uma só, mesmo com todas as diferenças que podemos ter na aparência, no poder econômico, na formação, na cultura ou em relação ao lugar onde nascemos. Todos nós temos o direito de defender nossas crenças, valores e costumes de acordo com a nossa formação moral e social, mas a experiência que adquirimos ao conhecer outros lugares nos ajuda a aceitar as diferenças, aprender a valorizar a vida e a crescer como seres humanos."
Rômulo Provetti

Texto retirado do livro Himalaia.



Título : Sonhos de Um Motociclista - O que aprendi nos quatro cantos do gigante Brasil. (2ª edição - 2018)
Autor : Jean Brustolin - Brutus no Mundo
Editora : Produção Independente do autor
" Ele deixou o conforto, foi morar no extremo do Brasil, mas seu sonho continuou vivo. Foi assim, 18 anos depois, aquele menino franzino de cabelos enrolados tipo macarrão "miojo", estava dando início a grande aventura de sua vida. Estava realizando o seu grande sonho! Os quatro cantos do gigante Brasil de moto. Uma aventura de 16 mil quilômetros.
Uruguai, Argentina e mais 17 estados brasileiros. Vamos lá, esse livro é para você!"
Texto da capa do livro Sonho de um Motociclista.



Título : Uma boa idéia! Uma grande viagem! - Viagem de moto pela América do Sul e Patagônia até Ushuaia (2018)
Autor : Silvério da Costa Oliveira
Website : www.doutorsilverio.com
Contato : doutorsilveriooliveira@gmail.com
Editora : Clube de Autores
"Este livro narra uma viagem de moto saindo do Rio de Janeiro – RJ até o final da América do Sul, a cidade de Ushuaia. Leitura ideal para os amantes de viagens, aventuras e motociclismo. O autor atravessou sozinho a América do Sul, em sua Harley-Davidson DeLuxe, 1.600cc, modelo e ano 2011, em agosto e setembro de 2014. O livro narra as aventuras, dificuldades, perigos e o acolhimento carinhoso recebido das diversas pessoas que no transcurso da viagem se encontraram com o autor em sua viagem de moto. Generoso em informações e detalhes, torna-se leitura útil também para quem um dia deseja empreender viagem semelhante. Acompanhe o autor nesta viagem fantástica e emocionante e viva parte das emoções desta aventura.
Mais do que uma viagem, o autor viveu novas amizades a cada nova parada, vivenciou drásticas mudanças climáticas durante o percurso, belas paisagens, lagos, montanhas, gelo e neve na estrada, temos aqui uma verdadeira e única experiência de vida. Para os amantes das duas rodas e que associam este veículo com liberdade e aventura, este livro será com certeza uma fonte de inspiração e ousadia "
Fonte: site do autor



Título : España en Moto.(9ª edição - 2017)
Autor : Pedro Pardo
Contato : www.anayatouring.com
Editora : Anaya Touring - Madrid - Espanha
" - 51 rutas por tramos de gran belleza paisajística."
" - Nuevos recorridos por Baleares y los Pirineos (vertientes francesa y española)."
" - Conducción emocionante asegurada, lejos de los caminos más trillados por los automovilistas."
" - Características de las carreras y los paisajes."
" - Pueblos y ciudades para hacer una parada."
" - Donde darse un baño de verano."
" - Selección de alojamientos y restaurantes en ruta."

Texto da capa do guia España en Moto.



Título : El Conde de las Praderas Argentinas - Cuentos e historias de verdaderos motociclistas.(2017)
Autor : Daniel Alonso (Danik)
Contato : danik_2001@yahoo.com
Editora : Tahiel ediciones - Capital Federal - Argentina
" - Fui, quizás, uno de sus tantos amigos, ya que parece que el motociclista y la moto llevaran arraigada la palabra solidaridad, emparentada directamente con otra, amistad. - Esta es solo una de las frases que ilustran la esencia de los cuentosde El conde de las praderas argentinas.
Estas apasionantes historias revelan relaciones de amistad y solidaridad que se dan nel universo de las dos ruedas. Transcurren en las localidades y rutas del imnenso territorio argentino.
Después de protagonista de un cuento. DANIK vuelve con uno de los temas que más lo apasionan, las historias, las motos, la solidaridad. Esta vez, acompañado de sus amigos: verdaderos motociclistas que engalanan la obra tanbién con sus relatos. El conde de las praderas argentinas, 16 cuentos e hostorias reales para entretenerse, escritos con el humor irónico y sutil al que nos tiene acostumbrado el autor."
Texto de Julián M Benedit retirado do livro El conde de las praderas argentinas .



Título : Rutas Incas - Moto Expedição.(2017)
Autor : Gustavo Ricchini Leite
Aquisição : Mercado Livre
"Rutas Incas Moto Expedição nasceu de um antigo sonho em viajar de moto pela América do Sul, em busca do legado histórico deixado pela civilização Inca.
O roteiro inclui seis países (Bolívia, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil) e cerca de quarenta pontos turísticos, num percurso total de 13.200 km."
Texto retirado do livro Rutas Incas Moto Expedição .



Título : Tempo em Equilíbrio - Entre Paris e Singapura.(2017)
Autor : Ricardo Lugris
Contato: rlugris@gmail.com
Aquisição : Livraria Cultura
Editora : Fontenele publicações
"Ao longo de quase 35 mil quilômetros, por terras distantes em uma obstinada direção leste, o autor nos leva na garupa de sua motocicleta em uma instigante e experiente reflexão entre Paris e Singapura."
Texto retirado do livro Tempo em Equilíbrio - Entre Paris e Singapura .



Título : Alaska, uma aventura sobre duas rodas.(2017)
Autor : Nilton da Silva
Contato : henrigra@hotmail.com
Blog : www.niltinhosobreduasrodas.blogspot.com.br
Editora : Henrigraph Edidota e Gráfica
"Foram dois anos de planejamento que resultaram na realização de um sonho. Momentos de muita reflexão e conhecimento. A viagem, nestes 100 dias, me propiciou: Poder falar com DEUS, agradecer e agradecer.
A introspecção é muito grande...
O deslumbramento com as maravilhas das três Américas...
A saudade de parentes e amigos...
Saber que valeu a penas cada pedaço de chão trilhado...
Como diz a música: Não é sobre chegar ao topo do mundo e saber que venceu, mas é rodar e saber que cada conquista te fortaleceu""
Texto retirado do livro Alaska, uma aventura sobre duas rodas.



Título : 11 Segundos até o Alasca.(2017)
Autor : Fernando Duarte
Aquisição : +55 31 99848 1947 / 11segundosateoalasca@gmail.com / Facebook: 11 Segundos até o Alasca
Editora : Lura
"Se a vida é cheia de encontros e desencontros, essa viagem de Fernando Duarte (ou Fernando Fat Boy, apelido - ou "sobrenome" - que muitas vezes adotamos ou somos conhecidos em função de nossas queridas máquinas) foi somente de encontros. Com muito ânimo, astral, sorte e determinação, encontrou novas amizades, encontrou as antigas, encontrou muitos abraços, encontrou e resgatou o convívio com o filho levado ao desconhecido por mais de 20 anos, enfim foi um encontro consigo mesmo, com a vida e com o espírito livre que só uma viagem dessas de quase 60.000 km - equivalem a uma volta e meia ao redor da terra - pode proporcionar.
E se você, ao ler este livro repleto de relatos emocionantes, sufocos e alegrias ficou com um brilho no olhar e seu pensamento voou por uns instantes, já foi contaminado(a) com um novo sonho e está falando para si mesmo(a): "Um dia ainda vou fazer algo assim...""
Texto retirado do livro 11 Segundos até o Alasca .



Título : América Meridional de Motocicleta - Rumo ao fim do mundo e outras histórias.(2017)
Autor : Nilson Algarves
Editora : Medianiz
"Viajar de motocicleta pode ser considerado, por alguns, uma aventura muito perigosa, sem propósito, desnecessária. No entanto, para o motociclista esse ato é um estilo de vida, uma aventura com risco calculado, necessária, que faz bem ao corpo e à alma.
No meu caso, essa sensação de bem-estar veio com o tempo, com a prática. No início foi sofrido, doloroso, assustador. As viagens foram moldando o meu espírito de aventura e a liberdade inerente a todos nós, motociclistas, e transformando-me à medida que eu viajava. E a sensação, depois disso, foi de prazer, satisfação e divertimento.
Nessas viagens por estradas e paisagens exóticas, desérticas, subindo e descendo cordilheiras, em retas intermináveis ou serpenteadas, vou vendo e revivendo o meu passado, presente e planejando o futuro."
Texto retirado do livro América Meridional de Motocicleta .



Título : Taqueopariu - O outro lado das viagens de moto.(2017)
Autor : Guga Dias
Aquisição: Mercado Livre
Contato: falecom@diariodemotocicleta.com.br
Website: www.diariodemotocicleta.com.br
"Neste livro, reúno os perrengues que aconteceram nas últimas seis viagens de longa distância, e que não foram revelados nas postagens publicadas no site do Diário de Motocicleta, por conta da preocupação que poderíamos gerar em nossos familiares, que acompanham as nossas aventuras.
Ao longo dos últimos 10 anos, eu e a Elda rodamos por 13 países na América do Sul e Europa, vivendo e desbravando horizontes incríveis, em meio a paisagens lindas e contratempos geralmente causados por falta de experiência - por sorte estamos sempre aprendendo.
Agora os amigos poderão conferir os bastidores de cada aventura, do planejamento ao desenrolar das histórias, as dificuldades e soluções que nos tiraram de enrascadas, e fizeram com que voltássemos para casa em segurança."
Texto retirado do site do autor .



Título : Vamos Juntos! - 30 mil km em rodovias sul-americanas com mais de 83 anos de idade.(2016)
Autor: Abelardo Gomes de Abreu
Contato: agamar@uol.com.br
Vendas: www.asabeca.com.br
Editora: Scortecci
"Este livro narra os quatro grandes passeios que fiz pilotando uma motocicleta em rodovias da América do Sul.
Em 2012, fui para o Oceano Pacífico via Santiago do Chile; em 2013, à cidade de Ushuaia na Terra do Fogo, Argentina; em 2014, às praias do litoral sul dp Brasil; em 2015, para S.C. de Bariloche, Argentina.
Descobri que a fragilidade adquirida pela idade avançada pode ser compensada pela potência de um motor sob as pernas, pois fiz os passeios tendo mais de 83 anos de idade."
Trechos retirados do livro Vamos Juntos!.



Título : Viaje conosco Em Expedição Ushuaia.(2016)
Autor: Patrick Luiz Salva da Silva
Contato: p2srep@gmail.com
Website: www.expedicaoushuaia.com
Viaje conosco nesta aventura inesquecível até o ponto mais austral do nosso continente. Em 21 dias conhecemos lugares incríveis e que ficarão para sempre nas nossas memórias. Dicas, pontos turísticos, curiosidades, roteiros e informações que não podem faltar para quem quer se aventurar pelas estradas daquela região.
Compre via Pag Seguro, R$49,90 com FRETE GRÁTIS! ""
Trechos retirados do site Viaje Conosco Em Expedição Ushuaia.



Título : Viaje conosco Em Expedição La Mano.(2015)
Autor: Patrick Luiz Salva da Silva
Editora e Gráfica: Nova Letra
Contato: p2srep@gmail.com
Website: www.insetonocapacete.com
"Caro leitor, este livro tem como objetivo: Inspirar, motivar e literalmente empurrar você a buscar seus sonhos. Seja ele uma viagem longa de moto ou qualquer outra coisa.
Por muitos anos sonhei com esta oportunidade de cruzar o continente numa aventura entre frio e calor a bordo de uma moto. Por muitas vezes fui barrado pelos imprevistos da vida, porém, mal sabia eu que o melhor estava guardado. A viagem perfeita, com tudo que eu sonhara e, ainda mais. Uma viagem que me ocupou por quase um ano, durante as noites planejando, os finais de semana lendo livros, falando com amigos pela internet ou pessoalmente. Sem contar nos dias que eu passava imaginando como seria e quais surpresas eu teria pelo caminho."
Trechos retirados do livro Viaje Conosco Em Expedição La Mano.



Título : Mototerapia - Vencendo o estresse sobre duas rodas. (2015)
Autor : Dinno Benzatti
Editora: Butterfly
"Dinno Benzatti, que aboliu o carro e há anos só se locomove em motocicletas, garante que elas são um remédio poderoso para acalmar a mente e antídoto para o estresse. De sua relação com as motos surgiu o que ele chama de "mototerapia", assunto tratado com leveza e responsabilidade quando une aventura e liberdade à segurança.
Além de apresentar roteiros turísticos ao redor do mundo, o autor conta o surgimento da indústria motociclística no país e como as motos se tornaram símbolo da cultura pop. Quem não se lembra dos filmes que associam a motocicleta à rebeldia do rock' n' roll? E da mítica "7 galo", que virou febre no Brasil nos anos 1970?
Outra grande novidade neste livro é a crossmedia, interatividade do conteúdo em vídeos. O leitor poderá acessar, por meio de celulares ou tablets, dicas e matérias especiais para a TV escaneando os QRcodes impressos ao longo do texto.
Se você é motociclista ou pensa em se tornar um, prepare-se, pois este livro aborda justamente a irresistível paixão pelas maravilhas sobre duas rodas e seus benefícios inimagináveis."

Textos retirados do livro Mototerapia.



Título : A Garupeira.(2015)
Autor: Sinomar Godois Tavares
Editora: Kelps
Contato: sinomar@gmail.com
Website: www.agarupeira.com.br
Narrativa que lembra um conto de fada, porém verdadeira. Uma mulher muito pobre, extremamente tímida, sem perspectivas de vida e depressiva – a ponto de pensar em se matar – que recebe um inusitado convite para fazer uma viagem na garupa de uma motocicleta. Em um ato de coragem, que na época classificou como insano, aceitou a proposta, deixou seu emprego de doméstica e conseguiu mudar sua personalidade e sua vida.
A partir daquela importante decisão, percorreu 114.000 quilômetros como garupa em três grandes viagens, que a permitiram conhecer todos os países continentais das Américas, desde seu extremo Sul, Ushuaia – Argentina, até seu extremo norte, Prudhoe Bay – Alasca.
Além do território internacional, ela conheceu, também, quase todas as praias do litoral brasileiro, sobretudo do Nordeste, onde passou mais tempo.
Aventura e emoção entremeadas com reflexões pretéritas e futuras: assim é a narrativa da protagonista que expõe, entre outras, a vergonha que teve ao ficar completamente nua em duas praias de nudismo; o desconforto de trafegar por estradas não pavimentadas da inóspita Patagônia e do norte do Alasca; a admiração pelas ruínas Incas, no Peru, e Maias, na Guatemala; o encantamento com a Disney e as grandes cidades americanas e canadenses, como New York e Toronto; e o medo que sentiu nos cinco dias que passou dentro de um pequeno veleiro, no Mar do Caribe, entre o Panamá e a Colômbia.
Quando terminou essas viagens, esta mulher concedeu diversas entrevistas para jornais, rádios e televisão com admirável desenvoltura, dentre elas para o jornal The New York Times. Em nada lembrava aquela pessoa introvertida do passado. Os surtos depressivos ainda a rondavam, mas as manifestações eram menos frequentes e já conseguia prevê-las com antecedência. Com a ajuda de VD, seu companheiro de viagem, passou a identificar a natureza de seus pensamentos depressivos e a evitá-los.
Neste volume serão narradas as viagens à Terra do Fogo, Patagônia, Deserto do Atacama e Nordeste brasileiro.

Texto retirado do site do autor.



Título : 100.000 Milhas de Moto.(2015)
Autor: Sérgio Pitaki
Editora: Artes & Textos
Contato: sergiopitaki@gmail.com
Website: www.pitaki.com.br
O título "100.000 Milhas de Moto" foi escolhido no momento em que completei os 163.000 Km de motocicleta, ou as "100.000 Milhas", desde o final de 2010 até meados de 2015.
Os argumentos que utilizo para escrever capítulos sobre outras viagens são para registrar uma história importante para mim, comparativa para alguns e inspiradora para outros.
Foram viagens de aventura, sempre preparatórias para as próximas.

Texto retirado do site do autor.



Título : Hell's Angel - A vida e a época de Sonny Barger e do Hell's Angels Motorcycle Club. (2015)
Autor : Ralph "Sonny" Barger com Keith e Kent Zimmerman
Editora: Edições Ideal
"O único livro autêntico e autorizado sobre o Hell's Angels Motorcycle Club, escrito pelo membro fundador Sonny Barger.
A autobiografia de Sonny Barger oferece uma fascinante janela para o mundo secreto dos Hell's Angels. Sonny narra o nascimento do clube de Oakland e as quatro décadas de turbulência que se seguiram. Hell's Angel também mostra como o HAMC revolucionou o visual da Harley-Davidson e construiu uma verdadeira fraternidade sobre duas rodas ao redor do mundo.
O livro conta com dezenas de fotos, incluindo muitas de coleções particulares e de fotógrafos renomados, que fornecem uma documentação visual para este relato extraordinário que se tornou um best-seller nos EUA. Muito longe de ser simplesmente uma história sobre motocicletas, personagens pitorescos ou emoções em alta velocidade, Hell's Angel é uma narrativa definitiva sobre lealdade, traição, subculturas, irmandade e o verdadeiro preço da liberdade."

Textos retirados do livro Hell's Angel.



Título : Motociclistas Invencíveis - Nos Deliciosos Anos Dourados. (2015)
Autor : João Cruz
Contato : j.v.cruz@oi.com.br
1960, famosos "Anos Dourados".
"Piloto e garupa montados numa motocicleta inglesa 500cc, vão pela Rio-Bahia/BR-116, de terra (estrada da morte), atravessaram 6 estados do sudeste/nordeste brasileiro, percorrem 6.000km durante 41 dias, indo e voltando do Rio de Janeiro-RJ à Paraíba-PB.
Nova edição revista e ampliada.
Aventura radical que todo motociclista gostaria de fazer ou ter feito".

Textos retirados do livro Motociclistas Invencíveis.



Título : A Caminho do Atacama - Uma viagem de moto até o deserto mais árido do mundo. (2015)
Autor : Rômulo Provetti
Contato : www.acaminhodoatacama.com.br
A caminho do Atacama, uma viagem de moto até o deserto mais árido do mundo é a narrativa de uma viagem que o motociclista Rômulo Provetti fez de Belo Horizonte até o Deserto do Atacama no Chile, atravessando o Norte da Argentina, subindo a Cordilheira dos Andes e conhecendo algumas das paisagens mais bonitas do mundo.
Foram 24 dias na estrada para percorrer 10.522 km, encontrar e fazer muitos amigos e aprender que a pessoa que retorna para casa depois de uma longa viagem de moto não é a mesma que partiu.
"É chegada a hora de organizar os alforjes, calibrar os pneus, verificar o óleo, encher o tanque e seguir a roda dianteira da moto em busca de novas paisagens, sabendo que a família e os amigos estarão sempre na nossa garupa, acompanhando e apoiando a realização dos nossos sonhos. Ao retornarmos, teremos muitas histórias para contar, fotos e filmes para mostrar e inspirar outras pessoas com espírito aventureiro a buscar seus sonhos."
Com centenas de belíssimas e impressionantes fotos que ilustram o texto na medida em que os eventos são narrados, A caminho do Atacama tem uma escrita leve, direta e simples e faz o leitor viajar na garupa do autor.
O livro contém ainda, o roteiro, dicas, informações e um método para o planejamento de uma viagem de moto.
Com lançamento marcado para o dia 20/6 às 9 horas, na concessionária Harley-Davidson de Belo Horizonte (MG), O livro A caminho do Atacama, uma viagem de moto até o deserto mais árido do mundo, está à venda no site www.acaminhodoatacama.com.br.

Características do livro:
Título: A caminho do Atacama, uma viagem de moto até o deserto mais árido do mundo
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Formato: 15,5 X 23
Páginas: 240
Ano da obra/Copyright: 2015
Ano da edição: 2015
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-86261-54-1
Editora: Lura Editorial
Autor: Rômulo Provetti

Sobre o autor:
Nascido em Governador Valadares (MG), Rômulo Provetti, mora atualmente em Belo Horizonte, é administrador de empresas e trabalha com planejamento estratégico em uma grande empresa mineira. Iniciou sua vida no motociclismo em 1988, na maior parte do tempo pilotando motocicletas de baixa cilindrada para deslocamentos entre casa, trabalho e estudos.
Em 2008 começou a fazer pequenos passeios próximos a Belo Horizonte e, aos poucos, foi ampliando as distâncias, até sair do país pela primeira vez, em 2009.
A partir de então não parou mais de viajar, tendo percorrido mais de 160 mil km de estradas de quase todos os estados brasileiros e de outros 15 países americanos e europeus.
É autor dos livros A caminho do céu e A caminho do Atacama, ambos sobre viagens de moto que Rômulo fez pela América do Sul.
Rômulo não possui automóvel e continua utilizando motocicletas para o deslocamento diário, passeios semanais e viagens mais longas pelo Brasil e exterior."

Fonte: Material de divulgação enviado pelo autor.



Título : De Moto Pelas Américas...na contramão... (2014)
Autor : John Coningham
Editora: Carlini & Caniato editorial
Contato : bodoquena@hotmail.com
"Para conhecer um país é preciso viajar junto à população, empenhada no seu dia-a-dia.
Se eu tivesse conseguido juntar dinheiro suficiente para me servir dos costumeiros hotéis e restaurantes - o que não aconteceu devido à desvalorização da moeda com a construção de Brasília, inaugurada naqueles dias - eu teria perdido de conhecer toda aquela gente amiga e prestimosa, de fazendeiros a índios, policiais, bombeiros, ferroviários, aeroviários, caminhoneiros e simples cidadãos; enfim, a alma das nossas nações vizinhas e irmãs com suas características. Isso me permitiu uma proximidade e compreensão mormente inatingíveis através do isolamento turístico.
Agradeço a todos eles por me proporcionar, cada um à sua maneira, esta inesquecível experiência."

Texto retirado do livro "De Moto Pelas Américas...na contramão..."



Título : Um Caderno e Uma Moto - narrativas de uma viagem. (2014)
Autor : Caio Bezerra de Mattos Brito
Website : www.caiobrito.com
Editora : Expressão Gráfica e Editora
Contato : caiobmbrito@gmail.com
"Este é um livro que traz ensinamentos para a Vida, nossa maior jornada. A começar pela dedicatória fabulosa, que nos lembra de agradecer pelas coisas mais simples. A vida pode ser intensa em sua simplicidade, como no sentimento de êxtase vivenciado ao ver um pássaro voar. Caio mostra-nos a importância de parar a moto, no meio da estrada, só para registrar esse fenômeno. Quantos "pássaros" deixamos de admirar, por conta da pressa diária? Caio relebra-nos que a felicidade é o caminho e não o destino. Que não é preciso correr - porque é até perigoso. Mesmo, às vezes, com sua pressa de chegar ao próximo destino, o relato autêntico de cada detalhe da viagem mostra-nos como o percurso é precioso. E, acima de tudo, Caio faz-nos pensar sobre uma pergunta que nos coloca de frente com o inédito, com o desconhecido, com o que nos faz descobrir outra parte de nós: qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?"
Texto retirado parcialmente da apresentação do livro "Um Caderno e Uma Moto".



Título : Se Eu Não Soubesse Cair...As lições de uma aventura de moto aos extremos do planeta. (2014)
Autor : Eduardo Juchem Loureiro
Contato : e.jloureiro@hotmail.com
"O livro trata de uma aventura planejada, na qual Eduardo Loureiro viaja de moto de um extremo ao outro das Américas, de Ushuaia no extremo sul da Argentina até o Alaska no Círculo Polar Ártico, extremo norte das Américas, atravessando 17 países.
Enfrentando inúmeros riscos e desafios, ele relata locais singulares e experiências interessantes, de quem um dia sonhou pegar sua moto e sair por aí, e realizou."

Texto retirado do livro Se Eu Não Soubesse Cair.



Título : Na Solidão do Meu Capacete, a viagem - Do Oiapoque ao Chuí de moto.(2013 - 2ª edição)
Autor : Mauro Coutinho Damasceno
Onde comprar : www.clubedeautores.com.br
"Quem viaja, sente-se despojado dos laços que o prendem a compromissos, obrigações, e horários, e tem a certeza de voltar, nunca ao mesmo ponto, nunca do mesmo jeito, mas tem a certeza plena de voltar renovado, reconhecível, somente em suas mais primitivas características. Quem viaja, vai e fica deixando a si mesmo no destino final. Contudo, a viagem será sempre necessária enquanto houver caminhos, enquanto os ventos que açoitam nossos cabelos forem favoráveis, enquanto for desejada, enquanto houver sonhos e estradas a serem percorridas, pois os sonhos não envelhecem nunca; E enquanto houver lugares a serem descobertos e amigos a serem conquistados, enquanto houver uma realidade plena, enquanto houver vida e um espírito pulsante dentro de um corpo aventureiro, enquanto ainda houver um motociclista aventureiro apaixonado pela vida e apaixonado por viver."
Texto retirado do livro Na Solidão do Meu Capacete.



Título : Atacama - By Motorcycle. Ao superarmos, conquistamos nossos sonhos.(2013)
Autor : Itiro Nakakura
Editora: Linear B
"A superação é um dos caminhos para conquistar a felicidade ou realizar um sonho...
Quantas vezes caímos e conseguimos nos levantar?
É com essa mensagem que o autor do livro ROTA 66 ALÉM DO LIMITE escreve este segundo livro.
Nele, narra a realização de um grande objetivo: uma viagem de 6.200 km de moto, ida e volta, de São Paulo (Brasil) ao Atacama (Chile). Com essa aventura, mostra que é possível superar erros e encontrar o caminho certo.
O livro é ilustrado com mais de trezentas fotos e fará você acreditar que pode sonhar e realizar a mesma viagem ou a que quiser."

Texto retirado do livro Atacama, de Itiro Nakakura.



Título : Vida Nômade - Liberdade, desapego e aventura.(2013)
Autor : Robison Portioli
Editora: O Viajante
Aquisição: www.saraiva.com.br
"Vida Nômade - Liberdade, desapego e aventura conta a trajetória do jovem Robison Portioli, que decidiu realizar um sonho antigo: viajar de moto pela América do Sul. Assim, percorreu sozinho 25 mil quilômetros ao longo de 150 dias, cruzando seis países do continente, atravessando a Cordilheira dos Andes e passando por inúmeros povoados e exuberantes paisagens naturais. Enquanto relata suas aventuras na estrada, Robison relembra suas viagens de anos anteriores, inclusive aquela que semeou nele o verdadeiro espírito viajante: a jornada iniciada ainda em sua infância, quando seus pais venderam todos os seus pertences (incluíndo a casa onde moravam) para viajar com os filhos pelo Brasil a bordo de um motorhome. Uma história definitivamente inspiradora!"
Texto retirado do livro Vida Nômade.



Título : Estrada para os Sonhos. (2013)
Autor : Marcelo Leite
Contato : marcelo@dwq.com.br
Website : www.estradaparaossonhos.com

"Por que tantos sonhos só geram frustrações, em vez de se transformarem em grandes realizações? Por que tantas pessoas olham para seus sonhos como se fossem impossíveis?
Uma Expedição pelos 5 Continentes. Uma volta ao mundo sobre duas rodas. Marcelo e Beth realizaram este grande sonho e, em meio a riscos, fortes emoções e experiências incríveis, equipados apenas de uma BMW GS1200 bem preparada, atravessaram as Américas, a Europa, o Oriente Médio, a África, a Austrália e a Ásia.
Depois de quase 2 anos de planejamento e preparação, pegaram a estrada. Enfrentaram a Amazônia, levaram tiros na América Central e experimentaram os 50oC do deserto no norte do México.
Já na Europa, tiveram que buscar novas rotas para o norte da África já que a “Primavera Árabe” fechou os caminhos pela Líbia e Síria.
Saindo do Egito, tiveram dificuldades para entrar pelo Sudão.
Enfrentaram a Estrada de Moyale, no norte do Quênia, famosa pelos conflitos tribais, pela bandidagem e até pelo histórico de sequestros de estrangeiros. Mas o convívio nos vilarejos da Tanzânia e o carinho Moçambicano foram enormes recompensas.
Depois da África, veio o outback Australiano e a gigantesca Sibéria. Mas o maior desafio estava por vir: a Mongólia! Lutaram pela própria sobrevivência e acharam que não iriam sair de lá.
O Irã foi surpreendente, não só pela beleza, mas pela receptividade que tiveram.
No caminho de volta, passaram quase um mês entre os cubanos. Uma experiência inédita!
Convidamos você a acompanhar esta Expedição pelo livro ESTRADA PARA OS SONHOS (Ed. Gente). Você vai encontrar muito mais sobre esta experiência, emoções, medos e grandes vitórias. Oferecemos também aprendizados valiosos, que podem ser aplicados na sua vida profissional e pessoal, e que vão fazer você planejar e realizar sonhos que, aparentemente podem parecer impossíveis mas, trabalhando para entender e desenvolver habilidades e ferramentas poderosas, será possível concretizá-los.
Não perca esta experiência fantástica!"

Texto retirado do site do autor www.estradaparaossonhos.com



Título : Projeto 5 Continentes - Uma viagem de descobertas pelos confins da Terra. (2013)
Autor : Raphael Karan
Website : www.raphaelkaran.com.br

"Raphael Karan era adolescente no início dos anos 1980. Foi nesse momento que teve a sua grande inspiração lendo um artigo sobre um colombiano que havia deixado família, trabalho e carreira profissional, montado numa pequena motocicleta e partido. Retornou ao seu país, onze anos depois, trazendo na bagagem o desafio cumprido de ter percorrido o mundo inteiro.
A história desse “aventureiro” bateu fundo e foi o ponto de partida para, tempos depois, realizar um sonho que já vivia nele e de repente acordou mais forte: pegar a sua moto e viajar, percorrer mundos imaginados e desconhecidos, se descobrir.
O livro Projeto 5 Continentes é um relato sensível e abrangente da história de um homem que sonhou conhecer o mundo e conheceu.
A narrativa não se limita a uma viagem de moto, nem a roteiros turísticos, nem a um mapa de paisagens – são experiências vividas durante oito anos com aborígenes australianos, hospitaleiros iranianos, místicos sadhus indianos, despossuídos africanos subsaarianos, sem deixar de mencionar as causas e os efeitos das muitas intervenções estrangeiras na vida desses povos.
O humor e as trapalhadas deste autor, que aprendeu a rir de si mesmo, estão presentes neste livro que vai encantar você!"

Texto retirado do site do autor www.raphaelkaran.com.br



Título : A Caminho do Céu - Uma viagem de moto pelo Altiplano Andino.(2013)
Autor : Rômulo Provetti
Contato : www.acaminhodoceu.com.br
Website : www.viagemdemoto.com

"Independentemente do destino, sair da rotina sempre traz novas histórias para contar. Conhecer pessoas diferentes, visitar lugares até então apenas imaginários e passar por situações novas e às vezes difíceis são elementos que tornam as férias momentos que ficam gravados para toda uma vida.
E quando esta viagem vale mais do que uma simples lembrança, o que fazer? Foi com este sentimento que o autor, Rômulo Provetti, retornou de sua viagem de moto por seis países da América do Sul. Ele viu nesta viagem uma oportunidade para registrar as experiências que viveu, fazendo delas um livro que também pode inspirar novos viajantes a ir para a estrada.
A caminho do céu, uma viagem de moto pelo Altiplano Andino, conta a aventura de dois motociclistas brasileiros, Rômulo Provetti e Marcelo Penna Guerra, por 11.524 km de estradas de seis países sul-americanos: Brasil, Peru, Bolivia, Chile, Argentina e Paraguai. Na viagem eles passaram por muito calor, frio, fome e contratempos, como um acidente, estradas bloqueadas, chuva, neve e gelo.
Eles conheceram alguns dos destinos mais fantásticos da Cordilheira dos Andes, como Machu Picchu, o Lago Titicaca, o Salar de Uyuni, o Deserto do Atacama e muitos outros lugares que povoam a imaginação da maioria dos motociclistas de todo o mundo, viram paisagens de tirar o fôlego, encantaram-se com as pessoas, encontraram e venceram muitas dificuldades e barreiras que encontraram em seu caminho, inclusive neles próprios.
O livro, escrito de forma leve, direta e simples, é a narrativa do que se passa durante a viagem que durou 27 dias, 15 dos quais percorrendo estradas entre 2.000 e 5.000 metros acima do nível do mar. Ele contém, ainda, o planejamento, os objetivos traçados e alcançados pela dupla, dicas interessantes para motociclistas e mais de 200 belas fotos coloridas, registradas pelas lentes da câmera do Rômulo."



Título : Diário de bordo - Motocicleta: De Maringá - PR para o Deserto de Atacama - Chile. "Uma viagem diferente". (2012)
Autor : Ricardo Miessa Barreto
Contato : miessa73@yahoo.com.br
Website : http://www.viagemdemotosozinho.blogspot.com.br/

"Qual é o motociclista que não sonha em realizar uma viagem longa de moto? Pegar a estrada, curtir a estrada?
Acho que isto está implícito no espírito de aventura de todo motociclista, já no momento em que ele compra sua primeira moto.
Acaba virando uma meta, um sonho: realizar uma motoviagem.
Mas as dúvidas aliadas à falta de experiência levam a diversas interrogações: Vou para onde? Quantos dias? Quem vai comigo? Vou gastar quanto? Minha moto serve para essa viagem? É perigoso? Enfim, o sonho é um, mas as dúvidas são muitas.
Ciente dessas “dificuldades” e com o espírito de contribuir com os colegas motociclistas, aliado à vontade de relatar minha viagem e ter o prazer de perpetuar uma aventura na qual eu posso relembrar várias vezes, é que esta descrição se fundamenta.
Procuro, inicialmente, com certa pitada de humor, desmitificar alguns “obstáculos” que as próprias pessoas se impõem, como se fossem auto-desculpas para não realizarem ou adiarem suas pretensas viagens.
É citada também a importância de um prévio e consistente planejamento em detalhes, o que certamente será traduzido e configurado no fator mais importante da viagem: A SEGURANÇA.
Descrever uma viagem com a emoção do momento é a coisa mais fácil, por isso optei em rascunhar os sentimentos logo após cada etapa da viagem, onde as lembranças, os perigos, as dificuldades, as emoções ainda estão aflorando em nosso corpo e na nossa mente.
Evidentemente, cada motociclista sonha em fazer viagem para algum lugar em particular, mas o que se tem notado é que existem alguns locais que são ícones dos pilotos motociclistas brasileiros, tais como: Ushuaia, Buenos Aires, sul da Argentina com entrada para Santiago do Chile pelos Caracoles, Machu Picchu e a famosa “Mano Del Desierto”, no deserto do Atacama, no Chile, que aqui é apresentada de uma maneira descontraída, cheia de informações úteis e emoções, principalmente para aqueles que desejam realizar esta viagem pela primeira vez. E, para aqueles que já realizaram esta magnífica viagem, com certeza vão relembrar cada momento da viagem, suas mentes retornarão aos locais com um sorriso nos lábios.
Fazer esta viagem para mim foi um marco dignificante, afinal de contas, sozinho, é um desafio a mais.
Verificar que em outros países da América do Sul há estradas tão boas ou melhores que as nossas, fazer contato com pessoas de cultura simples e totalmente diferentes, mas que te ensinam outra maneira de encarar a vida, tudo fica valorizado em uma viagem como esta.
Você encarar uma chuva intensa sem ter onde se abrigar, não saber se vai encontrar combustível nos postos à frente, desconhecer se há hotéis disponíveis, depois de um dia todo viajando, subir montanhas com fortes ventos e curvas acentuadas de mais de 180º com perigosas e pesadas carretas no sentido oposto, atravessar regiões com longas salinas congeladas, atravessar desertos com altas temperaturas e ventos que podem te derrubar da moto, enfrentar a travessia das famosas Cordilheiras dos Andes, onde qualquer descuido pode ser problemático e o alto risco de sua moto apresentar problemas em meio às geladas montanhas desertas, tudo isso pelo simples prazer de pilotar uma moto pela estrada e a emoção de vencer um a um os desafios que vão surgindo ao longo da viagem e ter o orgulho de dizer: FUI LÁ.
Isso é relatado a seguir com a emoção do momento de quem vivenciou esses e outros desafios maiores para poder concluir a viagem, quer seja pilotando a moto ou não.
Parece até engraçado para quem não tem o espírito de motociclista, compreender que você viaja milhares de km pelo simples prazer de viajar, chegar ao destino, tirar uma foto e retornar. Mas você foi até lá para tirar uma foto e retornou logo em seguida, perguntam as pessoas. Sim, é isso mesmo, fui até lá, curtir a maravilha que é pilotar em uma estrada, tirei a foto e retornei. Que prazer enorme que dá fazer isto. Só quem já viveu pode tentar descrever esse momento mágico. Mas é indescritível."
Preâmbulo do livro.



Título : Igrejas da América - As mais belas histórias dos templos católicos pela América Latina. (2012)
Autor : Pahe Bleasby - Karen Moraes

"Em Igrejas da América procuramos apresentar, por meio de histórias e fotos, aliás, inúmeras fotos, a chegada da igreja Católica às terras do Altiplano, a famosa Cordilheira dos Andes. Você vai fazer uma viagem por toda a história da colonização espanhola entendendo o choque das culturas andinas e a diferença entre a conquista e a colonização.
Neste livro fotográfico, você vai conhecer templos católicos do Uruguai, da Argentina, da Bolívia, do Paraguai, do Chile, do Peru, do Equador e da Colômbia, num processo de pesquisa de campo que durou dois meses, tudo feito numa motocicleta. Foram 25.000 km de estradas percorridas por toda a América do Sul."

Trecho retirado do livro



Título : Histórias de Nobres Cavaleiros.(2011)
Autor : Maria Fernanda Stinghen Gottardi
Contato : bernunciaeditora@gmail.com
Wesite : www.bernunciaeditora.com.br
Editora : Bernuncia
"Não se trata de ficção. Maria Fernanda pôs o pé na estrada, entrevistou figuras emblemáticas do motociclismo no Brasil, coletou depoimentos, para mostrar um elenco de aventuras de pessoas e clubes de motociclismo. E o resultado é este livro envolvente que o leitor tem em mãos. Nele, como diz Cassio Narciso, que é do ramo, na apresentação: a autora Maria Fernanda traz " muitas histórias reais de quem vive o universo em duas rodas""
Fonte: Silveira de Souza no livro Histórias de Nobres Cavaleiros .



Título : Aventura sobre duas rodas. (2011)
Autor : Elson Antônio Gehlen
Contato : elsonleonino@Yahoo.com.br
Website :http://eagviagem.jimdo.com/

"Elson Antônio Gehlen faz da moto o instrumento para realizar sonhos, vencer desafios e conhecer regiões dentro e fora do país. As aventuras que ele relata na narrativa mostram a paixão que tem em andar de moto.
Levado pelo desejo de conhecer, inclusive lugares quase que inóspitos, Elson supera milhares de dificuldades. Sol causticante, calor infernal, ventos, tempestades, frio de congelar os ossos e, inclusive, o ar rarefeito das alturas andinas, onde foi ver de perto a neve.
Alternando momentos de alegria com alguns de preocupação e apreensão, o motociclista-escritor retrata com extrema fidelidade o que passa a pessoa que decide conhecer parte do mundo montado sobre uma moto."
Trecho retirado do livro.



Título : De Motocicleta - Pelas Carreteras da América do Sul - Os 13 Países em 63 dias !(2011)
Autor : Renato Lopes
Contato : renatolopesmotoviagem@via-rs.net
Website : www.renatolopesmotoviagem.com

"O livro, “De Motocicleta – pelas carreteras da América do Sul – Os 13 países em 63 dias” nas suas 344 páginas, conta os momentos vivenciados por dois motociclistas de Santa Maria – RS, sobre uma viagem que teve início percorrendo o Brasil do Chuí – RS ao Oiapoque – AP, para depois entrar na Guiana Francesa, Suriname, Guiana e seguir pelas carreteras da América do Sul até atingir todos os países
Foram mais de 23.000 km e 63 dias onde o autor foi conquistando novos amigos e revendo outros tantos, buscando experiências e aprendizado, em contatos e conversas com pessoas desconhecidas, de culturas diferentes, formando suas impressões sobre tudo, o povo, a cultura, a culinária, as cidades, os povoados, a terra, a produção dos países, a geografia e muitas fotos. A experiência do autor de 28 horas embarcado, percorrendo os rios Tocantins, Pará e outros afluentes, por mais de 400 km foi marcante pela diversidade de culturas e costumes.
O livro conta com um capítulo sobre planejamento de viagem atualizado e que pode ser utilizado para consultas antes de se empreender novas viagens e aventuras, além de varias “dicas” para superar dificuldades no curso da viagem.
A inclusão de um CD com mais de 600 registros fotográficos, dos 13 países, foi mantido em razão da aceitação geral dos leitores do primeiro livro “Motociclistas nas Rutas do Cone Sul”, além das fotos impressas com ótima qualidade, em papel couche de 115g/m².
Do Prefácio por Ligia Simonian.
“Também, a leitura revelou que a expedição – como o autor identifica a sua viagem por esse continente – foi plena de emoções sentidas a cada encontro, realidades vistas como maravilhosas ou deploráveis, despedidas efusivas ou mesmo impasses. Ainda, a obra poderá se consolidar como fonte para outras tantas viagens e mesmo para pesquisas ou outras produções culturais, tal a riqueza do material apresentado. E posso dizer com certeza que não vai ser muito diferente a percepção dos demais leitores. As desilusões ante o autoritarismo dos soldados palacianos de Caracas, as tentativas de auferir vantagem por funcionários de aduanas e a La violéncia persistente há décadas na Colômbia e contemporaneamente dominada pelas FARC, as sequelas do terremoto no Peru, em especial o semblante triste dos moradores de San Clemente e de Pisco etc., não demoveram Renato e Edson de seus objetivos. Assim, eles puderam também se encantar com Cartagena de Índias, Barranquilla, Medellín, Cuenca, com La avenida de los vulcones, Cham Cham, participar da 1ª. Etapa del Rally de Montaña, Ica, Huayuri, Nazca, a costa do Oceano Pacífico próxima à Camana, a Reserva Nacional Salinas y Aguada Blanca, Puno, lago Titicaca, Oruro, deserto de Atacama, Arica, Geysers del Tatio, Jujuy, Chaco, Asunción...”

Do Autor.
“Meu relato apenas tenta refletir a preocupação em compartilhar com o leitor meus momentos de felicidade, alegrias, angustias, temores, dúvidas e conflitos pilotando no exílio do cockpit. Se com isso eu conseguir inspirar alguém a levantar-se da frente da televisão ou de um computador e montar em uma motoca para fazer algo diferente, quem sabe escapar do cotidiano, fazer um passeio, uma viagem, ou mesmo se jogar no fascínio de uma aventura, eu estarei sentindo-me extasiado de felicidade por transferir o que sei e aprender o que escrevo.”

Adquira o seu exemplar contatando com o autor pelo e-mail: renatolopesmotoviagem@via-rs.net ou pelo Website: www.renatolopesmotoviagem.com
Valor de lançamento R$ 35,00 + despesa postal.
Ou se preferir, deposite R$ 43,00 (incluso a remessa) na conta poupança 30.655-X (variação 02), agência 3281.6 do Banco do Brasil, em nome de João Renato Pereira Lopes, CPF 278.611.120-04. Informe a data do depósito e remeta cópia do comprovante eletrônico para o e-mail indicado acima, bem como o endereço para remessa e nome completo.
O livro será postado com previsão de entrega de 5 a 7 dias pelo Correio."

Sinopse enviada pelo autor



Título : Rota 66 - Além do Limite - Cabeça nas Nuvens e pé na Estrada.(2010)
Autor : Itiro Nakakura
Editora : All Print

"Numa leitura simples e envolvente, você viajará em companhia de uma turma mais de 3.000 km incluindo uma parte da route 66.
Encontrará através desta viagem, momentos de reflexão para sua vida."

Trecho retirado da capa do livro



Título : Alma Nomade - Rodeando o Brasil de moto.(2010)
Autor : Sergio Zurawel
Contato : zurawel.sergio@gmail.com
Aquisição : www.clubedeautores.com.br
Editora : Autor

"Sergio Zurawel, nascido em 1951, filho de pai ucraniano e mae polonesa, traz no sangue a alma Cossaca.
Nomade como seus ancestrais, viajante, aventureiro, sonhador, piloto comercial, mergulhador, paraquedista, velejador, andarilho, estudante de Filosofia, por vezes mistico, por vezes cetico.
Morou a bordo de um pequeno veleiro por anos, percorreu a pe os 800 km do Caminho de Santiago, aventurou-se ate Ushuaia em um simples fusca, cruzou os Andes e atravessou as tres Americas em uma moto, percorrendo 20.000 km da California ate a Vila de Visconde de Maua, nas deslumbrantes montanhas da Serra da Mantiqueira.
Partindo e retornando para a charmosa Visconde de Maua, rodeou o Brasil em cima de uma pequena moto: aventura contada neste seu primeiro livro, ALMA NOMADE.
Subam na garupa e desfrutem deste passeio fascinante por caminhos, trilhas, dunas, rios e povoados do imenso Brasil.
"

Fonte: https://www.clubedeautores.com.br/book/31313--ALMA_NOMADE#.W5gN0OhKjDc



Título : O Outro Lado da Cordilheira.(2010)
Autor : Marcos Martins (Marcão)
Contato : marconibarbuto@yahoo.it
Website : www.santamoto.com

"Relato bem humorado da aventura de 2 motociclistas brasileiros através da Cordilheira dos Andes e dos 5 países que compõe o MERCOSUL, ilustrado, com informações histórico-geográficas e dicas a respeito."
Trecho retirado da capa do livro



Título : Viagens e Crônicas para Sair do Lugar Comum.(2010)
Autor : Cicero Paes
Contato : ciceropaes@ciceropaes.com.br
Website : www.ciceropaes.com.br

"Em linguagem simples e relatos objetivos, Cicero e sua esposa Lourdes cruzam o Velho Continente em 3 viagens distintas, fazendo uso de experiências anteriores, e em ritmo própio, juntos viajam pelo prazer de saborear o motociclismo em todos os seus detalhes, provando que uma viagem longa de motocicleta "lá" não muda nada nas de "cá"" .
O trecho retirado do livro foi escrito por Hans A. Spieweck



Título : Quase do Pólo Sul ao Pólo Norte em Duas Rodas.(2010)
Autor : Guillermo Godoy
Contato : guillermogodoy80@gmail.com
Website :https://www.facebook.com/guillermo.godoy.14

"Se você é do tipo de leitor que ao pegar um livro de viagem e aventura fica ansioso por se sentir invadido por idéias e situações novas que o colocam junto ao autor, no decurso das linhas que avançam na viagem, você tem em mãos o livro que procurava, pois certamente ficará grudado até o ponto final da última frase deste livro.
Não se trata de um livro de viagem de motocicleta, em que o aventureiro roda, pára, abastece, come, dorme, acorda, volta a rodar, parar, comer, abastecer e dormir como num desdobramento matemático e repetitivo de palavras"

O trecho acima, retirado do livro foi escrito por Chardô.



Título : Da Quinta Pra Nove - Cruzando as Américas numa motocicleta.(2010)
Autor : Lúcio Siqueira
Contato : livro@luciosiqueiraprojetos.com
Website : www.luciosiqueiraprojetos.com

O que acontece quando um casal, aventureiro por natureza, resolve deixar a vida estruturada e encarar uma aventura ?
Vivendo em Nova York, o casal Lúcio Siqueira e Maria Paula Crisci decide que havia chegado o momento de mudar.
Mais do que isso.
Era hora de realizar um sonho que Lúcio guardava desde sua infância:
“cruzar as Américas numa Motocicleta”
O menino do interior de São Paulo que, aos 10 anos de idade, viu um mapa-mundi com uma rota traçada - rasgando o continente americano de norte a sul - agora teria a oportunidade de percorrê-la sobre duas rodas.
Os sonhos, os desafios, as frustrações, as soluções, as angústias, as cervejas e, principalmente, o trabalho em Equipe - tudo envolvido em muito amor.
DA QUINTA PRA NOVE conta como a união verdadeira de um casal é suficiente para que os desafios sejam superados e os sonhos realizados.
Lúcio, Maria Paula e a moto Dedete vivem momentos maravilhosos - e outros nem tanto - numa aventura que teve início na famosa Quinta Av., em Nova York, passando por 13 países, e término na Av. 9 de Julho, em Ribeirão Preto - SP.
O texto acima foi retirado da capa do livro.



Título : Duas Rodas - Uma fábrica de sonhos.(2010)
Autor : Waldez Pantoja
Editora : Baraúna
Website : www.editorabarauna.com.br

"O autor não pretendeu fazer do livro um diário de bordo com datas, horários de chegadas e partidas, dados financeiros e quilometragem percorrida. O objetivo é tão somente compartilhar as emoções vividas e despertar o desejo latente naqueles que sonham um dia também desfrutar das maravilhas ocultas, tanto fora quanto dentro de cada um de nós."
Trecho retirado da capa do livro



Título : Expedição Marco Zero - Diário de um motociclista II (2009)
Autor : Paulo Guedes
Editora : Realce Editora & Indústria Gráfica LTDA
Contato : paulorguedes@globo.com

"O descritivismo da obra, por sua vez, minuncioso como o de Alencar, impede que qualquer detalhe seja esquecido no caminho (melhor dizendo: "na estrada"). Tem-se no livro a sinestésica sensação de ouvir as paisagens, sentir os sons e ver os sabores da experiência aqui contada.
Não há dúvidas de que é indispensável, a leitores de toda sorte, a companhia desta obra, que, à semelhança de Do Ceará ao Chile, vem especialmente marcada, com traço forte, pela união da experiência do homem-aventureiro ao entusiasmo contagiante do escritor."

Trecho escrito por André e transcrito do livro Expedição Marco Zero.



Título : Três vezes Uruguai.(2009)
Autor : Liandro Piske
Contato : liandropiske@yahoo.com.br

"Você já visitou o Uruguai ? Gostou ?
Se a resposta for positiva sabe muito bem do que estou falando. Se você foi e não gostou, é porque provavelmente você não foi de moto para lá. Embarque conosco nessas três aventuras e descubra a hospitalidade do vizinho Uruguai"

Trecho retirado do livro



Título : Machu Picchu, Uma Nova Aventura - De Moto Pela Rodovia do Pacífico.(2009)
Autor : Sidney G. dos Santos
Contato : sidneygs@ic.unicamp.br

"Foram 31 dias de estrada por incríveis cinco países, experimentando os sabores da natureza e a liberdade que a moto oferece, o calor do sol, o banho de chuva, o frescor do vento e o agasalho do frio.
Uma história vibrante, divertida, emocionante, cheia de dicas e informações úteis sobre como planejar uma incrível viagem. O que levar na bagagem, documentos necessários, onde obtê-los, custos da viagem, hotéis, moedas e relatos históricos dos lugares percorridos : Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu, Linhas de Nazca, Arequipa, Cañion Del Colca, Copacabana, Lago Titicaca, San Pedro, Salar e Deserto de Atacama, Valle de La Luna, Gêiseres Del Tatio, San Salvador de Jujuy, Salta, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas."
O texto acima foi retirado da capa do livro.



Título : Ushuaia - Duas Rodas e um Sonho.(2009)
Autor : Sergio Pires
Contato : sergio.lpires@hotmail.com

"Os capítulos relatam histórias reais vividas pelo autor e um grupo de 9 amigos. Rico em detalhes, conta desde um minucioso planejamento em busca do sucesso para uma longa viagem de moto em grupo, além das muitas aventuras e imprevistos que uma viagem assim nos reserva."
Uma boa leitura para quem deseja realizar uma grande viagem em grupo !
O texto acima foi retirado do livro "Ushuaia"



Título : Na garupa de um motociclista...Até o fim do mundo.(2009)
Autor : Antonela Siqueira Catania
Contato : antonela74@terra.com.br
Website : www.motoconesul.com

"O livro leva o leitor a uma aventura deliciosa, de São Paulo a Ushuaia pela costa do Atlântico, com regresso pela cordilheira, num total de 32 dias, onde os viajantes experimentam temperaturas extremas, ventos fortes, chuva e rípio..." "É importante ressaltar que se trata de um livro escrito por uma moto-aventureira "garupa", com uma percepção e visão feminina diferente de todas as obras sobre aventuras de moto que tive a oportunidade de ler, por isso reafirmo ser inovador e brilhante."
Os trechos acima foram retirados do prefácio redigido pelo motocilcista Renato Lopes.



Título : Um casal, uma moto, muitas estradas (2009)
Autor : João Serralvo
Contato com o autor : joao.serralvo@terra.com.br
Contato com o motociclista : awseccoli@uol.com.br
Website : www.joaoserralvo.com

"Com sua larga prática de viagens, e grande apreciador do motociclismo, Walter desejava fazer mais que um agradável passeio. Queria realizar um estudo completo dos vários aspectos do seu projeto, deixando para quem fosse repetir o mesmo curso uma orientação completa sobre as estradas, bem como as características climáticas e populares dos lugares visitados. Registrar o desempenho, rendimento, e possíveis problemas mecânicos da motocicleta; as dificuldades havidas com opções de orientação e comunicação, além de oferecer dados estatísticos confiáveis sobre tempo e custo."
Trecho transcrito do livro "Um casal, uma moto, muitas estradas".
O livro traz um relato de viagem por vários estados brasileiros, percorrendo 7087 km em 34 dias a bordo de uma Yamaha Virago 535 ano 2001.
Gostaríamos de agradecer à duas pessoas neste momento : Ao escritor João Serralvo por nos presentear com seu livro onde descreve a aventura dos motociclistas Walter e Rita e ao amigo Cícero Paes ( www.ciceropaes.com.br ), por divulgar em seu site tal obra e que foi de onde tivemos acesso ao mesmo.



Título : Na Estrada em Duas Rodas (2009)
Autor : Alexandre Sampaio
Contato : asampaio@encontrosdosul.com.br
Website: www.alexandresampaio.com.br

Neste livro, acompanhamos as várias viagens de Alexandre Sampaio pelos países sul-americanos e ainda uma visita à Isla Margarita no Caribe Venezuelano.
O Livro começa com uma viagem solitária de bicicleta em 1994, passa por inúmeros lugares de nossa América (Brasil,Venezuela, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai), quase sempre por estradas pouco convecionais e acaba numa bela viagem realizada em 2007 pelo sul de nosso continente, sempre rodeado de bons amigos.



Título : Fim Do Mundo - Sempre uma grande aventura - Não existe viagem simples, monótona ou corriqueira para Ushuaia. (2009)
Autor : Silvio Couto Neto
Editora : Juruá

" Pelas páginas deste livro, você vai viajar de moto junto com Silvio e Mauro, numa incrível aventura por cerca de 11.000 (onze mil) quilômetros, através do sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, até atingir o fim mundo, na gelada cidade de Ushuaia, Meca dos aventureiros, e separada por apenas um pedaço de mar da Antártida."
"O motociclista Silvio narra o planejamento da aventura, a escolha dos equipamentos e motocicletas e o interesse de muitos amigos em fazerem a jornada mas que, ao final, teve apenas dois "sobreviventes" chegando até Ushuaia."

Trecho retirado da capa do livro Ushuaia.



Título : Transamazônica - Uma estrada para ser vista da lua (2009)
Autor : Vantuir Boppré
Contato : contato@onomade.net
Website: www.onomade.net

"Transamazônica, uma estrada para ser vista da lua."
"Essa era uma das propagandas do regime militar para justificar a construção da Transamazônica. Uma obra tão grandiosa, que após concluída seria vista da lua, a exemplo da muralha da China."
"Esse, entre outros mitos que envolvem a mais polêmica rodovia do Brasil, alimentou um sonho de menino que acabou se transformando numa grande aventura no interior da maior floresta tropical do mundo: a Amazônia."
Um triplo desafio de percorrer sozinho, de moto, as três estradas mais difíceis do Brasil: BR-230 (Transamazônica). BR-319 (Humaitá/Manaus), a rodovia fantasma, e a BR-163."
"9.000 km de viagem, 4.000 km só em estrada de terra. Histórias de garimpos, índios hostis, falsas blitzes, animais selvagens; sul do Amazonas, berço das onças e um estado sem lei (Pará)."
Trecho retirado da capa do livro Transamazônica.



Título : Motocada pela América do Sul (2008)
Autor : Adriano José Safiano
Edidota : Juruá
Contato : editora@jurua.com.br
Website: www.jurua.com.br

"Trata-se do relato de uma viagem de motocicleta por cinco países da América do Sul: Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru e Chile. Em trinta e um dias totalizou nove mil e seiscentos quilômetros rodados. Descrição detalhada de paisagens e costumes das regiões percorridas utilizando, sempre que possível, caminhos secundários por onde nenhum motociclista brasileiro havia passado. Possível recorde de altitude com motos na cordilheira chilena. Descreve toda a logística necessária para tal viagem e relata todas as dificuldades enfrentadas assim como as vantagens de se viajar sobre duas rodas."
Trecho retirado da capa do livro Motocada pela América do Sul.



Título : Moto é o sonho que caminha (2008)
Autor : João Gonçalves - Gau
Contato : gau7@motoviagem.com.br

João Gonçalves Filho, ou simplesmente, o "Gau". Neste livro este grande motociclista e idealizador do Brazilriders narra com muito carinho a sua viagem desde seu deslocamento de sua casa em Palhoça -SC até Ushuaia - Arg, onde começa a sua aventura batizada de "Ushuaia x Alasca x Ushuaia". Um livro empolgante, recheado de muitas informações e ótimas fotos coloridas. Realmente obrigatória a leitura, seja você motociclista ou não.



Título : Ushuaia - Viajar de moto para el fin del mundo (2008)
Autor : Artur Albuquerque
Contato : artur_albuquerque@hotmail.com

"Este livro é sobre a concepção e realização de um pequeno sonho de aventura, materializado em uma viagem fantástica, exclusivamente, de moto, partindo do Rio de Janeiro até a cidade considerada a mais austral do planeta, na Patagônia argentina: Ushuaia, conhecida como El Fin de Mundo"
Trecho retirado da capa do livro.
Embarque nesta poética viagem de mais de 13.500 km com o motociclista Artur Albuquerque e seus amigos, a bordo de uma Harley-Davidson modelo Electra Glide. Acompanhe a aventura durante os 33 dias rodados no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, enfrentando sol, chuva e os terríveis ventos patagônicos.




Títulos : Até os Confins do Mundo (1995), Editora Best Seller ou Volta ao Mundo em 8.000 dias(2008), Editora Nova Letra
Autor : Paulo Rollo
Contato : paulo@paulorollo.com
Website : www.paulorollo.com.br

"...é um relato de uma grande aventura. Em 23 anos Paulo percorreu nada menos que 71 países, guiado por sua maior paixão: viajar, conhecer novos lugares, fazer de todo o planeta sua casa e família. Viveu amores, sentiu saudades. Deparou-se com a mais irritante indiferença, coma intolerância, mas também com apoios surpreendentes e gestos de solidariedade. Conheceu a fome, o medo, o risco de morte. Fez amigos, safou-se de guerrilheiros e de leões. Viu a miséria e as mais belas criações da natureza e do talento humano"
Trecho retirado da capa do livro



Título : Na Rota do Vento. Rio - Buenos Aires: aventura em duas rodas(2007)
Autor : Rodrigo Ventura
Editora : Letra Capital

"Rodrigo Ventura relata de forma inovadora e envolvente as experiências vivenciadas ao longo de 31 dias de viagem, quando percorreu 7.250 km e cruzou, acompanhado apenas de sua moto, quatro países da América do Sul: Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.
Na Rota do Vento mostra ainda a situação de estradas, locais para se hospedar e restaurantes que oferecem sabores que não podem deixar de ser apreciados. Um grande admirador de pessoas e culturas, o autor consegue em alguns momentos arrancar sorrisos e, em outros, emocionar com sua narrativa. Prepare-se para entrar na estrada e viajar sem vontade de chegar ao final."

Trecho transcrito do livro Na Rota do Vento.



Título : Do Ceará ao Chile: Diário de um motociclista (2007)
Autor : Paulo Guedes
Editora : Realce Editora & Indústria Gráfica LTDA Contato : paulorguedes@globo.com

"Li os relatos da viagem e foi como se em cada pedaço da estrada eu estivesse passando. Numa linguagem fácil e acessível, meu pai trouxe para todos nós a materialização de um sonho seu.
Do Ceará ao Chile nada mais é que uma inestimável fonte de inspiração para todos aqueles que têm um sonho engavetado. Um livro que reúne relatos de uma viagem e nos contamina com o espírito de aventura"

Trecho escrito por Mayra e transcrito do livro Do Ceará ao Chile.



Título : O Aventureiro - A volta ao mundo de Lambreta (2007)
Autor : José Ferreira da Silva
Contato : jfsoaventureiro@yahoo.com.br - (49) 3222 3689 / 3222 3814

"O Aventureiro apresenta ao leitor os aspectos marcantes da viagem de volta ao mundo realizada por José Ferreira da Silva em 1968/69. Não se trata de uma narrativa poética, tampouco histórica, como se espera de um relato de viagens.
O que surpreende neste livro são as experiências do homem que cruzou vários países há mais de 3 décadas, ora sobre a Lambretta ora ao lado dela, praticamente carregando-a nas cordilheiras, pelos desertos de gelo, de areia, poeira, ou extensas planícies verdes. O contato gestual para conseguir alimento, combustível e abrigo foi o principal meio de comunicação do aventureiro e o que o manteve vivo em diversos países norte-africanos, entre outros. Para os leitores mais jovens, as dificuldades enfrentadas pelo Aventureiro solitário, são coisas de outro mundo, daquele mundo sem telefone, sem correios ágeis, sem globalização e sem comunicação. Um mundo sem fronteiras que hoje aparecem nos livros de história como: no século passado era assim..."

Trecho transcrito do livro O Aventureiro.



Título : Viagem ao Umbigo do Mundo. (2006)
Autores : Urda Alice Klueger & PHD Chico
Editora: Hemisfério Sul

"São as mais insólitas parcerias que fazem nascer as histórias mais interessantes e inusitadas. A prova está neste livro.
Que Urda adora colocar a sua mochila nas costas e sair por este mundão a se aventurar pelo inédito, é coisa que já sabemos; mas que ousasse enfiar um capacete na cabeça e montar na garupa de uma Harley-Davison para enfrentar o chaco argentino, a aridez do Deserto do Atacama e as apocalípticas altitudes dos Andes, é coisa que nem seus mais íntimos amigos poderiam imaginar. Mas ela o fez!..."

Textos retirados do livro Viagem ao Umbigo do Mundo.



Título : O Mundo é Uma Roda - Crônicas de moto, viagens e viagens de moto. (2006)
Autor : Geraldo Tite Simões
Site : www.speedmaster.com.br
Contato : editor@motonline.com.br
Editora: Edição do autor
"Durante mais de 20 anos o jornalista e piloto de teste Geraldo Tite Simões dedicou-se a escrever sobre motos. Além disso, divertiu uma geração de leitores com crônicas ligadas ao motociclismo e ao turismo. Parte desse vasto material está neste livro, que pretende ser o primeiro de uma série. Isso não é uma promessa, é uma ameaça!"
Textos retirados do livro O Mundo é Uma Roda.



Título : Ushuaia - Uma aventura de moto à Terra do Fogo, cruzando os Andes e a Carretera Austral (2007)
Autor : Chardô
Contato : chardo@chardo.com.br
Website : www.chardo.com.br




Título : Motociclistas nas Rutas do Cone Sul (2006)
Autor : Renato Lopes
Contato : renatolopes@via-rs.net

"O livro relata a viagem de motocicleta para Ushuaia – Extremo Sul da Argentina em 2004; a primeira prova que o autor realizou de mil milhas da Iron Butt Association em 2004; viagem para sete países da América do Sul em 2006 (Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Uruguai) e a prova costa a costa (Pacífico ao Atlântico) da Iron Butt Association. O Autor passa suas impressões sobre as cidades, os lugares, o povo, a cultura, a culinária, uma “pitada” de passagens históricas, dicas para enfrentar algumas situações de dificuldade nas estradas e dicas de planejamento de viagem, além de fotos impressas coloridas de ótima qualidade, e a grande novidade no seguimento de livros, um CD com mais de 800 fotos sobre as viagens. O livro possui ótima apresentação e contém 296 páginas, ao custo de R$ 25,00 em Santa Maria, e para outras localidades mais despesa de postagem, em torno de seis reais. Em Santa Maria o livro pode ser adquirido diretamente com o autor através de pedido via e-mail, na Livraria do Estudante - CESMA, na Max Motos, na Bramoto e Azurra Motos".
Comentários enviados pelo Autor.



Título : Revolta dos Motoqueiros (2006)
Autor : Leandro Malósi Dóro
Contato : leandrodoro8@hotmail.com
Blog : http://leandrodoro.zip.net

"Em fevereiro de 1979, um motoqueiro de 17 anos foge de uma batida policial. É perseguido e morto em frente a casa dos pais, gerando uma revolta de motociclistas, da comunidade de Passo Fundo e da região. Foi um conflito cujas consequências ainda são pouco analisadas. Neste livro, Leandro Malósi Dóro utiliza-se da ficção para inventar personagens e recriar essa história real, preenchendo-a de aventura e imagens."
Comentário retirado da capa do livro.



Título : Saindo Novamente do Lugar Comum (2006)
Autor : Cícero dos Santos Paes
Contato : ciceropaes@ciceropaes.com.br
Website : www.ciceropaes.com.br

"Neste segundo livro, uma espécie de continuação de "Saindo do Lugar Comum", publicado em 2002, o Autor revela seu lado "teimoso", relatando as várias tentativas de se atingir um objetivo: chegar à Carretera Austral, belo trajeto que serpenteia a Cordilheira dos Andes, no sul do Chile, além de publicar suas crônicas sobre motociclismo."
Trecho transcrito do livro Saindo Novamente do Lugar Comum.



Título : Nordeste de Moto (2006)
Autor : Sidney Geraldo dos Santos
Contato : sidneygs@ic.unicamp.br





Título : Sobrevivência no trânsito para Motociclistas. (2006)
Autor : Bozoka
Site : www.bozoka.com.br
Contato : bozoka@bozoka.com.br
Editora: Autor

"Não é apenas um problema brasileiro e sim uma epidemia mundial, mas o nosso país tem um dos maiores índices de mortes no trânsito. São 1.300.000 acidentes por ano. 250.000 com vítimas, resultando em 350.000 feridos. Deste total 50.000 morrem no local e outros 20.000 nas primeiras 24 horas após os acidentes. Morre uma pessoa a cada 11 minutos e a cada 31 segundos acontece um novo acidente de trânsito. 41% das vítimas fatais tem menos de 35 anos, 79% são homens.
Então mais ou menos o tempo que você levou para ler este parágrafo aconteceu um acidente de trânsito, vamos torcer para não ter sido um fatal e envolvendo um motociclista.
Há um ditado que diz que inteligente é aquele que aprende com os próprios erros e sábio é aquele que aprende com os erros dos outros. Sendo assim, neste livro, o autor nos dá a oportunidade de exercer a sabedoria de mudar de atitude sem que seja preciso errar. Até porque sobre duas rodas os erros podem ser fatais."

Textos retirados do livro Sobrevivência no Trânsito para Motociclistas.



Título : Extremo Das Américas - Uma viagem de moto ao Alaska e ao Ushuaia
Autor : Eduardo de Almeida Prata
Editora : GSA Gráfica e Editora
Contato : eaprata@terra.com.br Website : www.eduardoprata.com.br
"Ir aos extremos das Américas de motocicleta e sozinho.
Foi o que fez o Eduardo de Almeida Prata, 53 anos de idade, engenheiro agrícola, atuando na área de marketing da Cia Codesa, no Porto de Vitória, ES.
Foram duas viagens. A primeira rumo ao Polo Norte, no Alaska. Saiu de Vitória em 9 de abril de 2004, numa sexta-feira, e chegou após 52 dias, no dia 31 de maio. Na segunda, partiu de Vitória em 30 de janeiro de 2005, domingo, e chegou ao Ushuaia, último local habitável na Terra, antes do Polo Sul, no dia 11 de fevereiro, totalizando 29 dias atravessando estradas, caminhos e trilhas.
Na primeira viagem, teve o percurso de volta, de moto, do Alaska até Miami, feito em 14 dias, num total de 34.906 Km. De Miami, piloto e moto vieram de avião até Vitória. Na segunda viagem, fez tudo de moto, ida e volta, percorrendo um total de 14.683 Km."

Texto retirado do livro Extremo das Américas.



Título : Alma Panamericana - Uma aventura de 25 mil km por 14 países.(2005)
Autor : Adrian Kojin
Editora: Gaia

"Envolvido pelo bafo quente e tropical das Américas, Adrian Kojin passou na malha fina 25 mil quilômetros, de Los Angeles a São Paulo. Adrian atravessou quatorze fronteiras e, me parece, realizou o sonho de muitos jovens de nosso planeta: cruzar as três Américas a bordo de uma moto. E mais, levando uma prancha de surfe na garupa.
O caminho bonito, muitas vezes duro, destes oito meses de vida é contado numa linguagem leve, que acelera nossa imaginação pelo mapa, nos fazendo testemunhas de descobertas de vilarejos paradisíacos e das roubadas inevitáveis às margens da Rodovia Panamericana. Ainda hoje não há referência de nenhum outro que tenha surfado em Puerto Sandino, na Nicarágua, e "pueblos" como La Libertad, em El Salvador, ou Panajachel, na Guatemala, estão definitivamente fora dos roteiros mornos e convecionais. Por aí, Adrian aprumou sua XL 600 cc e, guiado pela saudade do Brasil, foi seguido pelos olhares intrigados dos velhos índios latinos em lugares inimagináveis. Vestido como um astronauta maluco, nosso autor experimentou a estrada, droga saudável que devíamos estar mais habituados a consumir."

Texto retirado do livro Alma Panamericana, escrito por Fernando Costa Netto.



Título : Grãos de Areia - Oito anos de aventuras no rali Paris-Dakar.(2005)
Autor : André Azevedo e Klever Kolberg (texto: Moraes Eggers)
Editora: Record
Aquisição: www.saraiva.com.br
"De 1988 a 1995, a dupla brasileira André Azevedo e Klever Kolberg participou consecutivamente de oito edições do rali Paris-Dakar, uma das mais tradicionais e perigosas provas de resistência sobre rodas
Únicos representantes da América do Sul no rali, na categoria motos, André, campeão em 1991, e Klever, vencedor em 1993, ambos na categoria Maratona, compartilham com o leitor, neste Grãos de Areia, a experiência de enfrentar desafios em condições as mais adversas, ressaltando a importância da determinação quando se sabe o que se quer."

Texto retirado do livro Grãos de Areia.



Título : Nosotros - En América del Sur
Autor : Deonir Marcos Bartnik
Editora : Produção independente
Contato/Website/Aquisição : www.deonir.com

"Nosotros - En América del Sur é um livro que mescla belas imagens organizadas em uma editoração semelhante a de uma revista. Além disso, traz os relatos de situações vividas pelo autor nos lugares documentados fotograficamente, tudo organizado de forma harmônica em 288 páginas impressas em papel fotográfico com fechamento de capa dura!
A editoração foi feita pelo próprio autor, sem padrões pré-estabelecidos de forma a repassar as impressões vividas no momento do clique das fotos nos mais diversos confins da América do Sul. Em suas páginas estão contidos impressões e histórias de viagens realizadas, em período de férias durante seis anos, por nove países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). Além de vários estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste.
A obra também possui 50 citações de pensadores contemporâneos com o intuito de ilustrar situações e sensações vividas durante as viagens, que também podem servir como motivadoras para quem lê o livro."

Trecho retirado do site do autor.



Título : Caminhos de Um Motociclista (2005)
Autor : João Batista de Lima
Contato : lima@matelnet.com.br
Website : www.trilhasdomundo.com.br

"Com uma linguagem simples e agradável, João Batista de Lima mostra seu domínio sobre as coisas da terra e as coisas do espírito, aliando conhecimentos sobre a companheira de duas rodas e o companheiro que se faz dentro dele mesmo. Na solidão, nas dificuldades, nas curvas, na natureza, nas amizades, na diversidade, nas surpresas e no roteiro que está determinado, mas que se mostra maleável de acordo com os eventuais obstáculos, também se percebe que a perspicácia, a vontade e a ousadia trazem de encontro à realidade, o objetivo idealizado."
Trecho transcrito do livro Caminhos de Um Motociclista.



Título : Dois Corações em Duas Rodas Pela América do Sul.(2005)
Autor : Ricardo Rauen
Contato : ricardo@rauenmotoviagem.com.br
Website : www.rauenmotoviagem.com.br

"O livro que escrevemos em 2005 relata nossas quatro primeiras viagens de moto pela América do Sul.
São roteiros pela Região dos Sete Lagos (Chile e Argentina), Deserto do Atacama, Patagônia da Argentina e Chile, Terra do Fogo, Ushuaia, Peru e Machu Picchu, entre outros destinos.
Escrito com muito carinho e com a intenção de levar o leitor na garupa da moto, conta com 202 páginas de relatos e muitas informações importantes para quem quer viajar na leitura e também empreender suas próprias viagens.
A primeira e única edição deste livro está esgotada. Porém você pode baixar em arquivo PDF clicando aqui." CLICANDO AQUI

Texto retirado do livro Dois Corações em Duas Rodas Pela América do Sul.



Título : Diário de Um Sonho
Autor : Hiram Sampaio Doria
Contato: hiram@sandor.com.br
Editora: Prol Editora Gráfica

"12.000 km de desafios, conquistas, dificuldades e curiosidades em uma das regiões mais inóspitas e belas do planeta: a Patagônia Argentina.
Viajar, de moto ou não, é algo que começa como um sonho que, realizado, torna nossa alma mais leve e passa a ser um patrimônio de nossa consciência. Esses momentos nos acompanharão ao longo de nossas vidas, por meio de inesquecíveis lembranças. Se for de moto melhor..."

Texto retirado do livro Diário de Um Sonho.



Título : Histórias de Motocicleta - Viagens, causos e passeios sobre duas rodas. (2004)
Autor : Luiz Almeida
Website : www.historiasdemotocicleta.com.br

"O livro Histórias de Motocicleta, contém 224 páginas onde o autor conta diversos "causos" bem-humorados, relatos de viagens, passeios e trilhas de motocicleta, tudo isso ilustrado por 59 fotos coloridas.
A idéia de Luiz Almeida foi escrever de forma que ficasse parecido como se ele mesmo estivesse com amigos, numa mesa de bar, contando as histórias que viveu.
É leitura leve e divertida, ideal para se viajar de motocicleta literariamente, naqueles dias de chuva ou em outra impossibilidade de montar na sua própria motocicleta e ganhar o mundo pessoalmente."

Fonte: www.historiasdemotocicleta.com.br.



Título : O cara da moto - 44 mil quilômetros de caminhos e trilhas, partindo do Japãp, passando pelo Oriente Médio, África, até chegar ao Brasil (2003)
Autor : Sérgio Mahoe
Editora: International Press Japan Co.
"Um ano depois do fim do regime Taliban no Afeganistão, um brasileiro saído do Japão fez uma inusitada viagem à região. Em meio aos escombros, ele realizava um sonho: sobre uma moto, percorrer lugares desconhecidos e distantes como aquele. Durante 234 dias e mais de 44 mil quilômetros, foi exatamente isso que fez Sérgio Mahoe em 28 países. Em cima de sua moto de 600 cilindradas e com o coração inflado de entusiasmo, ele percorreu regiões dominadas por guerras e conflitos, deparou a pobreza e descobriu a riqueza humana em rincões onde falta quase tudo. Também teve que usar de muita ginga para sair de situações inusitadas, vencer a burocracia e dominar sentimentos como medo, raiva e imensa alegria. Essa aventura que foi contada semana a semana no jornal International Press, Mahoe compartilha com outros leitores que acreditam que os sonhos oxigenam a vida."
Textos retirados do livro O cara da moto.



Título : Entre Dois Extremos (2003)
Autor : Ricardo Perroni
Editora : Gryphus
Contato : gryphus@gryphus.com.br
Website : www.gryphus.com.br

"A bordo de uma moto Suzuki DR 650 Perroni e Suzi cruzaram as Américas, do extremo Norte alcançável sobre rodas, ao extremo Sul. Do Alasca à Terra do Fogo. Priorizando sempre caminhos alternativos - foram mais de 11.000 quilômetros off road - o livro nos leva além do círculo polar na imensidão do Alasca, a 5.000 metros de altitude nos altiplanos bolivianos, a vilarejos perdidos na América Central; são 40.000 quilômetros de aventuras que Perroni narra com agilidade e bom humor."
Trecho transcrito do livro Entre Dois Extremos.



Título : De Moto Pela América do Sul - Diário de Viagem (2003)
Autor : Ernesto Che Guevara
Contato : atendimento@saeditora.com.br
Website : www.saeditora.com.br

"Este diário - reelaborado por Ernesto Che Guevara, em forma narrativa, graças às suas anotações detalhadas - é o relato de viagem feita por Che e seu amigo Alberto Granado, desde a Argentina até a Venezuela, em 1952."
Trecho transcrito do livro De Moto Pela América do Sul.



Título : Ghost Rider - A Estrada da Cura (2002)
Autor : Neil Peart

"Após a morte da única filha, Selena, e da esposa, Jackie, o músico Neil Peart se transformou em um fantasma - um homem sem motivação, esperança ou fé. Sozinho em casa, convivendo com as lembranças, ele decide pegar a estrada com sua moto, uma BMW R1100 GS, para rodar durante 14 meses, sem destino, em busca de um motivo para continuar vivendo.
Em uma viagem de 90 mil quilômetros, começando pelo Quebec, no Canadá, até o Alasca, descendo pela costa americana e canadense, depois cruzando o México, Neil vai se conectar à natureza para tentar superar a dor, conhecendo pessoas e lugares inesquecíveis, contemplando as cores e os sons da paisagem.
Esta é a história real de um homem que partiu carregando a morte e o luto, mas transformou sua jornada em uma poderosa narrativa sobre a solidão, o amor e, acima de tudo, a paixão pela vida, mesmo quando tudo ao nosso redor nos leva a desistir dela."

Trecho transcrito da capa do livro Ghost Rider - A Estrada da Cura.



Título : Saindo do Lugar Comum (2002)
Autor : Cícero dos Santos Paes
Contato : ciceropaes@ciceropaes.com.br
Website : www.ciceropaes.com.br

"Este livro, elaborado de forma despretensiosa, visa um público específico: pessoas que gostam de viajar, em especial os amantes do motociclismo apreciadores de longas viagens.Neste aspecto, o autor transmite impressões pessoais consolidadas por mais de 30 anos de motociclismo, narrando detalhes ou curiosidades de viagens através do Centro Oeste Brasileiro, Cordilheira dos Andes, Região dos Lagos ao sul do Chile e Argentina e Costa do Pacífico, fazendo observações sobre cidades como Santiago, Bariloche, Buenos Aires, Cusco e Montevidéo, bem como sobre locais inusitados como Machu-Picchu (Peru), Lago Titicaca(Peru/Bolívia) e Deserto de Atacama(Chile)."
Trecho transcrito do livro Saindo do Lugar Comum.



Título : Na Trilha dos Incas.(2009)
Autor : Bozoka
Site : www.bozoka.com.br Contato : bozoka@bozoka.com.br

"Nos anos 90 Machu Picchu e a famosa “Trilha dos Incas” estavam em evidência. Esotéricos afirmavam que o lugar era obra de extraterrestres e romantizavam a respeito, como uma espécie de civilização muito adiantada para a época. Os historiadores discordavam e eu era um viciado em história, geografia e, principalmente, motocicletas. Na virada de 1999 para 2000, tomei a melhor decisão da minha vida e a que paguei mais cara a princípio: sair de um emprego considerado como “normal” e viver profissionalmente do motociclismo.
Fiz um projeto convincente e empresas locais de Fortaleza apoiaram, onde a concessionária Fort Motos Honda patrocinou com uma NX 4 Falcon. Sabia onde o “bicho iria pegar” saudades dos dois filhos e, assim, no dia 13 de fevereiro os vi pelo retrovisor na carreata/motociata de despedida que amigos e familiares fizeram para acompanhar a minha partida. A rota estava feita com um ano de antecedência pelo litoral até Aracaju e, de lá, fazer a conversão em Feira de Santana Bahia, rumo ao centro do Brasil e depois para o Oeste.
O primeiro dia de pilotagem terminou em Mossoró, Rio grande do Norte. Pouco quilômetros rodados, mas foi providencial esse trecho curto, pois não havia dormido a noite que antecedeu a partida, ligado com a ansiedade da largada. Me hospedei no hotel Termas e as piscinas com águas termais me relaxaram. Havia um campo gramado perto delas, onde decidi me deitar um pouco para esticar o esqueleto e adormeci. Acordei umas três horas depois e fui para o quarto. No outro dia, bem eufórico, senti que eu e a moto éramos uma só pessoa, simbiose completa. Seria a melhor amiga, confidente e fiel.
Natal veio em seguida, atendi a compromissos promocionais e dormi próximo ao mar lindo que só perde em beleza para os verdes mares bravios da minha terra, o Ceará. Logo em seguida Recife, uma velha conhecida, onde o meu pai viveu na juventude e sempre íamos juntos nas viagens de férias.
Esse trecho do Rio Grande do Norte até a Capital Pernambucana, me reservou uma surpresa bem desagradável. Um encontro que tentei evitar, mas o danado do cachorro realmente estava naquele dia tentando o suicídio. Tentei desviar, mas ele parecia um imã e foi na trajetória da moto. Quando percebi que não haveria como evitar, mirei bem no meio dele e passei. Segui o caminho lamentando o ocorrido e, quando cheguei no hotel em Boa Viagem, os funcionários me perguntaram se eu havia me envolvido em um acidente, pois a moto estava cheia de pêlos e as calças com manchas de sangue. Expliquei o que tinha ocorrido e um deles falou com puro humor nordestino “De repente esse cachorro descobriu que tinha casado com uma cadela”. Rimos bastante e fui descansar.
Maceió foi de breve passagem, pois iria ficar na casa de parentes em Aracaju e iniciar a minha guinada para o centro do Brasil. Depois de 2 dias, rumei para Feira de Santana e, de lá, em sequência: Brasília, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco. Na Capital do Acre, outra parada mais longa para descansar, revisar a moto rumo a Assis Brasil, na fronteira tríplice com o Peru e a Bolívia. No auge do inverno, este foi o trecho mais difícil e cheguei a cair 17 vezes, mas não me machuquei. Era como cair em um colchão de lama.
Cruzei para o Peru com a ajuda de amigos do “Danceteria Fronteira” em Assis. Eles conseguiram duas voadeiras, amarraram uma na outra e passamos eu e a moto pelas águas escuras e revoltas do rio Acre. Do outro lado Inapari, Peru. Ali Estrada não havia e sim lama, muita lama. Já estava batizado e não me importei mais. Dentro do Peru foi em Puerto Maldonado onde pude desfrutar da solidariedade motociclística internacional. Fui recebido por um irmão das duas rodas que me hospedou no hotel da família e me acolheu, junto com sua mãe, como um novo membro da família. Os relatos que chegavam eram de que o trecho entre Puerto Maldonado e Cusco estava intransponível devido às chuvas e avalanches.
Depois de alguns dias esperando a situação melhorar, decidi escutar os conselhos locais e pegar um avião para Cusco. Para chegar a Machu Picchu, precisei ir para Cusco, pois de lá é que partia o trem. Ir nesse trem de Cusco para Machu Picchu foi uma aventura a parte. No vagão que peguei ia gente, carga e animais. Tudo muito familiar para um Cearense, mas completamente diferente para gringos, pois podia perceber a cara que eles faziam. Olhei para um e disse “Bem-vindo ao terceiro mundo! Por essas bandas é assim, mas relaxe que no final tudo dá certo”.
Chegando em Machu Picchu o dia parecia que havia sido encomendado. Nublado, meio bucólico e com trilha sonora de Andrea Bocelli. Um momento inesquecível. Lá, tomei um café e me afastei das pessoas para ter um momento “eu mais eu”. Euforia dominada por ter atingido o objetivo.
Caminhei por algumas horas pelas ruínas, passei a mão nas paredes, prazer na alma. Essa sensação de realização pessoal não tem preço, tudo vale a pena, cada lágrima, suor, cansaço, solidão e, principalmente, o exílio pessoal. Nessa jornada, conversei muito comigo mesmo e fiz o meu projeto de vida.
Olhei para o mapa e disse “Poxa, como Fortaleza está longe”. Com calma, iniciei o caminho de volta, mas a cada quilômetro a vontade de chegar só aumentava. A saudade dos meus dois filhos fazia com que eu corresse e cheguei em Fortaleza no dia primeiro de abril de 2000. O meu filho mais novo olhou pra mim e disse ” pensei que era mentira, sabe que dia é hoje pai? Eu disse “primeiro de abril” e nos abraçamos os três. A única coisa que eles não sabiam é que eu tinha pilotado movido a saudade 1150 km em 13 horas e meia só para vê-los."

Fonte: https://bozoka.com.br/expedicao/expedicao-na-trilha-dos-incas/



Título : Asas - Poesias para Voar (2002)
Autor : Osmar Rubens Camargo

Este livro, ao contrário dos demais mostrados aqui, não trata de viagens e aventuras em moto e sim de uma coleção de poesias de um grande amigo motociclista de Pato Branco - PR.
"O autor das poesias, um Patobranquense sonhador, influenciado pelas modinhas e versos de seu pai, dá asas ao nosso pensamento e permite a união entre o sonho e as palavras.Talvez ainda encontre no interior, o coloquial, o humor, e o constante observar de simplicidade.Do encontro de palavras, o encanto, o canto, a vida."
Trecho trancrito do livro Asas - Poesias para Voar.



Título : O Passeio (2001)
Autor : Álvaro Teixeira
Contato : motopasseio@portoweb.com.br

""O Passeio" conta aviagem de um grupo de sete motociclistas apaixonados por aventura e motocicletas.
Durante essa viagem - Porto Alegre/Foz do Iguaçu/Porto Alegre (2.200 quilômetros de aventuras e descobertas) -, acontecem fatos incríveis, interessantes e engraçados. Alguns desses acontecimentos fazem tanto o autor quanto os leitores repensarem seus valores, sonhos e metas."O Passeio" tenta mostrar o que leva pessoas a escolherem um hobby considerado perigoso pela maioria, como é o caso do motociclismo"

Trecho retirado do livro O Passeio.



Título : Nas Trilhas da América do Sul (2001)
Autor : João Batista de Lima
Contato : lima@matelnet.com.br
Website : www.trilhasdomundo.com.br

"Este livro é para pessoas que acham que a vida é cheia de problemas e não existe tempo pra sonhar. Ao escrever este livro, tudo o que queremos é que todos saibam que transformar sonhos em realidade é totalmente possível, basta acreditar."
Trecho transcrito do livro Nas Trilhas da América do Sul.



Título : Uma Aventura às Três Américas (2000)
Autor : Wilton de Almeida
Contato : wraventura@uol.com.br
Website : www.wraventura.com.br

"Uma Aventura às Três Américas fala sobre uma viagem, um desafio, uma epopéia. A bordo de sua motocicleta, o autor nos leva a atravessar desertos e florestas, litorais e interiores, montanhas e vales. Vamos suportar, com ele, variações incríveis de temperatura, como almoçar sob 40ºc e jantar sob 10ºc abaixo de zero, e de altirudes entre 70 metros abaixo do nível do mar (Vale da Morte - EUA) até os 5 mil metros impostos pela Cordilheira dos Andes (Colômbia).
Uma Aventura às Três Américas conta sobre dias e as emoções de uma viagem de 30 mil km rodados de moto através das 3 Américas"

Trecho copiado do livro.



Título : Machu Picchu - Uma aventura de moto à cidade sagrada dos Incas. cruzando os Andes e o deserto de Atacama (2000)
Autor : Chardô
Contato : chardo@chardo.com.br
Website : www.chardo.com.br




Título : Viajando pela rota Transiberiana (1999)
Autor : Guillermo Antônio Godoy
Contato : guillermogodoy80@gmail.com
Website : https://www.facebook.com/guillermo.godoy.14

"Neste novo livro, "Viajando pela rota Trans-Siberiana" como que construindo uma ponte com outras civilizações da Europa, da Ásia, da África, e novamente a América do Sul, seu cordão umbilical, Guillermo Godoy nos mostra, nos conta, fotografa, descreve, novas viagens, novas aventuras e reflexões. Quatro continentes visitados, revisitados, contados, recontados, transcontados, pela pena mágica, pelo olhar arguto, pelos sentidos atentos, desse misto de Quixote e Marco Polo cavalgando uma moto por ignotos trilhos jamais sonhados por nós, ignotos sedentários."
Trecho transcrito do livro Viajando pela rota Transiberiana.



Título : Trilha Latina - A Conquista dos Andes (1998)
Autor : Altamir Lemes (Ynho)
Contato : ynho@ynhoadventure.com.br
Website : www.ynhoadventure.com.br




Título : Alaska - Além do Círculo Polar Ártico. (1998)
Autor : Clodoaldo Turbay Braga
Contato : cbraga@mps.com.br
Editora : Núcleo
"Saímos de Curitiba-Paraná-Brasil em abril de 1997, de motocicleta, e dois meses depois estávamos à beira do Oceano Ártico, a poucos quilômetros do Polo Norte. Esta é nossa história..."
Texto retirado do livro Alaska.



Título : Curitiba - Alasca, O diário de uma aventura sobre duas rodas. (1998)
Autor : Marcos Antonio Vojciechovski
Contato : vojciechovski@avalon.sul.com.br
Editora : Gráfica e Editora Vicentina LTDA
"O ser humano, movido por um sentimento atávico independente de sua vontade, busca cada vez mais expandir suas fronteiras e superar seus limites. Cruzar o Alasca e atingir o último ponto alcançável por terra antes do Polo Norte pareceu um desafio perfeito para a dupla de curitibanos Marcos A. Vojciechovski e Clodoaldo T. Braga. O primeiro, consultor de informática, e o segundo, médico. Duas pessoas com profissões tão distintas foram unidas pelo desejo comum de viver fortes emoções e aventuras radicais.
Com o objetivo de registrar e divulgar as experiências vividas, o diário de viagem foi transformado neste livro no qual o autor relata a aventura realizada durante 71 dias percorrendo 34.000 km de motocicleta entre as três Américas.
A obra, descrita de uma forma simples, clara e objetiva, divulga o motociclismo aventura, e serve de apoio e incentivo aos que optaram por aventuras radicais como opção de vida, e mesmo os que não possam vivê-las podem encontrar o prazer desta emoção em suas páginas."

Texto retirado do livro Curitiba - Alasca.



Título : Yukon - A Última Fronteira. (1997)
Autor : Miragaia René Angelino
Editora : Legnar Informática e Editora LTDA
"55.000 quilômetros de apaixonante aventura percorridos do Brasil ao Alasca, ida e volta, por terra, em uma Super Ténéré Yamaha, através dos pântanos guianenses, da selva Amazônica, dos vulcões centro-americanos, dos desertos mexicanos, das reservas florestais, dos lagos canadenses e das tundras árticas."
Texto retirado do livro Yukon - A Última Fronteira.



Título : Momentos da minha vida a bordo de uma Honda CBR 1000 (1996)
Autor : Guillermo Antônio Godoy
Contato : guillermogodoy80@gmail.com
Website : https://www.facebook.com/guillermo.godoy.14

"Nesta recente aventura, Godoy nos leva pelos caminhos mais desolados e desconhecidos da América do Sul. Desde a Antártida, o misterioso continente branco, até o Deserto de Atacama, considerado o mais árido e agressivo do mundo. Uma série de fotos, com paisagens de incrível beleza, documenta sua viagem maravilhosa. Foram 17.500 km de moto, através de cordilheiras geladas, lagos cristalinos, glaciares milenários e desertos sem fim. Enfrentando os mais temíveis ventos patagônicos de mais de 150 km/h e temperaturas extremas, desde 15 graus negativos até 53 graus positivos, no Pampa do Inferno."
Trecho transcrito do livro Momentos da minha vida a bordo de uma CBR 1000.



Título : Caminhos da Grande Cordilheira - 15.000 km de moto pela região mais austral do planeta (1996)
Autor : Clodoaldo Turbay Braga
Editora : Sygla
"A Cordilheira dos Andes tem caminhos escondidos, de beleza inquestionável. Percorremos 15.000 km de suas perigosas mas fascinantes estradas, de motocicleta, e encontramos um povo amigo, de uma cultura rica e diferente. No coração da montanha, não há lugar para hesitações: o ambiente pode ser muito hostil, as alturas, os ventos, a falta de apoio, garantem um sabor de aventura.
Este relato é um guia, e uma reflexão. Escrito por um motociclista, que como todos, forma uma tribo que só se sente feliz quando está pilotando uma máquina sofisticada e de grande velocidade. A figura do jovem rebelde, sem destino, está dando lugar a pilotos conscientes, adaptados a estas máquinas de apurada tecnologia.
É também um convite. Para uma viagem ao fim do mundo. Quem se dispuser a lê-lo, sentirá um pouco das emoções que sentimos. Quem se dispuser a ir até lá, terá suas impressões particulares. Quem se dispuser a fechar os olhos, e sonhar um pouco, poderá quem sabe no futuro abrí-los dentro de uma realidade que um dia, como hoje, tudo não era mais que um sonho."

Texto retirado do livro Caminhos da Grande Cordilheira.



Título : Minha Moto, Eu e a América - 45.000 quilômetros percorridos de motocicleta através do continente sul-americano.(1994)
Autor : Miragaia René Angelino
Editora : Mercuryo
"Milhares de quilômetros de selvas e savanas, pântanos e cordilheiras, rios e mares, desertos e glaciares através do mais lindo e mais violento dos continentes: o sul-americano.
Gaia é um aventureiro privilegiado, que conseguiu concretizar seus sonhos - e continua a fazê-lo, tanto que antes da publicação deste livro, deu um "pulinho" no Pólo Norte e já voltou.
Entre assaltos, tombos e todo o tipo de percalços, a viagem aqui descrita abrange 45.000 km rodados pela América do Sul. Como um moderno bandeirante, desbravou lugares pouco conhecidos até dos próprios habitantes locais."

Texto retirado do livro Minha Moto, Eu e a América.



Título : Motoqueiros no Além (1983)
Autor : Eurícledes Formiga e Eduardo Carvalho Monteiro
Contato : info@ide.org.br
Website : www.ide.org.br

Livro de cunho espírita que reúne diversas mensagens de motociclistas desencarnados e que se comunicaram com o centro espírita "Perseverança" em São Paulo - SP